O segredo dos corpos

 

downloadHá mais de 40 anos, ele desvenda segredos daqueles que já se foram, muitos de forma misteriosa e violenta. Não há nada de místico em seu trabalho. Devoto da ciência, o Dr. Vincent Di Maio é um dos mais renomados médicos forenses dos EUA, e ele resolveu dividir tudo o que aprendeu com os mortos em seu livro O Segredo dos Corpos.CSI, Dexter, O Silêncio dos Inocentes, True Detective. A medicina forense tem sido uma fonte constante de inspiração para grandes narrativas policiais. Uma tradição que remonta às primeiras histórias de Sherlock Holmes no século XIX. Mas será que a arte imita mesmo a vida ― ou, nesse caso, a morte? O que realmente acontece numa autópsia? Você não precisa mais morrer de curiosidade. Ler O SEGREDO DOS CORPOS é como estar dentro do necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol.PEGUE SEU BISTURI:O SEGREDO DOS CORPOS disseca casos surpreendentes que ajudaram a construir a reputação do legista. Como a exumação de Lee Harvey Oswald, suposto assassino do presidente Kennedy. Ou a investigação pela morte do adolescente Trayvon Martin, em 2012, na Flórida, crime que acabaria impulsionando o movimento Black Lives Matter, de denúncia contra o racismo na sociedade norte-americana.O livro apresenta ainda casos reais de serial killers que ainda aterrorizam o imaginário popular. E num capítulo especial, o autor questiona o alegado suicídio de Vincent van Gogh. Atendendo a um pedido de Steven Naifeh e Gregory White Smith, coautores de Van Gogh: A Vida, biografia do pintor, Di Maio analisou o caso e acredita que a marca da ferida revelara que o tiro não poderia ser “auto-infligido”.A verdade nua e crua é o que você pode esperar em O SEGREDO DOS CORPOS. Escrito a quatro mãos, duas delas no bisturi do Dr. Vincent Di Maio e as outras duas do veterano escritor Ron Franscell, parceiro de Vincent Bugliosi (autor de Helter Skelter), o livro revela surpresas a cada página. Conheça a história da medicina legal, as curiosidades de uma profissão que aparenta ser tão mórbida e sombria, e as razões que levam alguém a dedicar toda sua vida a pesquisar os mortos.O SEGREDO DOS CORPOS é um dos finalistas na categoria de não ficção do Edgar Allan Poe Awards de 2017, e chega ao Brasil pela DarkSide® Books. O livro faz parte da coleção Crime Scene®: histórias reais, indicadas para quem tem o espírito investigador e não se assusta facilmente. Entre os títulos da coleção estão Casos de Família, Serial Killers – Louco ou Cruel? e Serial Killers – Made in Brazil, os três de Ilana Casoy; a premiada biografia Manson, de Jeff Guinn; e o best-seller Serial Killers, Anatomia do Mal, de Harold Schechter.

Ficha Tecnica: 256 págs/ capa dura/ editora Darkside/ 2017

Compre em: Darkside / Amazon / Saraiva

A história conta com alguns detalhes da vida do Dr. Vicent Di Maio e sua trajetória para chegar até um dos mais importante patologista forense dos Estados Unidos. O livro conta com algumas imagens reais das vitimas e seus agressores e detalhes perturbadores de crimes reais, e breves relatos de como o Dr. Di Maio chegou à conclusão nos mais diversos crimes, e um pouco sobre a vida nada glamourosa de um patologista, desconstruindo aquela imagem que vemos na televisão sobre essa profissão.

“Clínicos gerais tudo sabem,mas nada fazem; cirurgiões nada sabem,mas tudo fazem,psiquiatras nada sabem e nada fazem; e patologistas tudo sabem e tudo fazem,mas aí já é tarde demais.”(pág 65)

Comecei a ler o livro e confesso que fiquei um pouco decepcionada, queria mais detalhes a fundo sobre a patologia, mas não foi o que tive. Só fala superficialmente sobre todos os casos o que é aceitável tratando-se de uma biografia. Breves relatos de vários casos reais (pesquisei no Google e eles realmente existem) que ele teve que lidar e que de fato marcou a vida dele. Então o livro é todo narrado desde o inicio dos fatos até como ele foi resolvido não indo muito afundo nos laudos periciais, só tem o que realmente vai se encaixar na história e que não vai dificultar a vida do leitor e dar um bom entendimento, nada de termos muitos técnicos e quando eles são citados são explicados.

A pesar de esperar mais detalhes a fundo dos casos, o livro continuou interessante e a leitura muito benéfica e inspiradora, conhecer um pouquinho do trabalho de um dos mais conhecidos patologista forense só aguçou mais ainda minha curiosidade de ler sobre o assunto e aprender mais dessa profissão. Adorei alguns capítulos, porém o meu favorito sem sombra de dúvidas é do Van Gogh soube um monte de coisas interessantes e surpreendentes sobre sua vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s